Local

Ameaça de ruína leva à demolição do Polo Morais Soares

O risco iminente de derrocada obrigou à demolição do Polo Morais Soares da Junta de Freguesia da Penha de França, nos primeiros dias deste mês de Agosto. O edifício tinha sido encerrado em Março de 2018 após um parecer do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que apontava para a existência de perigo de ruína.

Nos últimos tempos ficou notório o agravamento dos problemas de estabilidade do edifício, nomeadamente com o aumento das fissuras das paredes da fachada, comprovados com marcadores colocados no local pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa em Fevereiro de 2019, várias paredes e vãos apresentavam fissuras a 45º e o estuque do tecto de dois gabinetes tinha caído recentemente, permitindo ver o vigamento de madeira do telhado.

Face a estas circunstâncias urgentes e imperiosas, a Junta de Freguesia da Penha de França, ao abrigo do CDC 2019-2021, promoveu a demolição urgente do edifício.

Finda a intervenção de demolição, o terreno ficará devoluto e, por isso, suscetível de se tornar num local insalubre. Por esta razão, a Junta de Freguesia apelou à Câmara Municipal de Lisboa que realize com urgência todas as diligências necessárias à realização de uma intervenção no local, designadamente o alargamento da faixa de rodagem contígua ao edifício ou outra que integre o terreno no espaço público envolvente.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close