DestaqueEducação

Alunos de Lisboa vão poder usar o cartão da escola na Carris e Metro

A Câmara Municipal de Lisboa prepara um projecto-piloto que vai permitir às crianças de Lisboa utilizar o cartão escolar para viajar nos transportes da Carris e do Metro.

A implementação total deste projecto para os alunos do 1.º ciclo de escolaridade está prevista para o início do próximo ano lectivo, ou seja, a partir de Setembro, mas já a partir do mês de Abril será posto em acção um projecto-piloto para testar a ideia.

Recorde-se que vigora actualmente uma isenção de custos nos passes da Carris e do Metro para crianças até aos 12 anos.

A previsão é que depois da implementação do projecto da utilização do cartão escolar nos transportes públicos para o 1.º ciclo seja possível alargá-lo a outros ciclos do ensino. As novidades foram avançadas pelo vereador da Educação e dos Direitos Sociais, Ricardo Robles.

Neste momento, nem todos os alunos dispõem de cartão escolar, pelo que primeiro será necessário garantir a generalização da emissão de cartões nas escolas do 1.º ciclo. Quando o projecto estiver em vigor, os pais deixarão de ter de pedir o passe para as crianças, porque o acesso aos transportes da Carris e do Metro (com o cartão escolar) passará a ser automaticamente gratuito.

Entre as vantagens enumeradas pelo vereador, além da facilidade de acesso aos transportes públicos em si mesma, destaca-se a agilização das visitas de estudo e actividades fora da escola utilizando apenas o cartão escolar e a redução dos picos de congestionamento de trânsito junto das escolas em horas de ponta.

Por fim, o vereador refere a possibilidade de tornar gratuito e automático, pela mesma via, o acesso dos alunos das escolas lisboetas aos equipamentos da EGEAC, como museus e teatros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close