Destaque

Alerta laranja para o Dia Mundial da Esclerose Múltipla

Esta quinta-feira, 30 de Maio, Portugal veste-se de laranja para assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. A SPEM lançou a campanha “Alerta Laranja – Juntos Vencemos a Esclerose Múltipla”.

A iniciativa é da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e conta com o apoio de várias entidades, com o objectivo de despertar a opinião pública para a importância de apoiar e melhorar a qualidade de vida das pessoas afectadas pela doença.

Vários monumentos vão assinalar o dia, iluminando-se de cor-de-laranja, como o Cristo Rei, o Castelo de São Jorge, ou até o Templo de Diana, bem longe de Lisboa, apenas para dar alguns exemplos. O Casino Lisboa também se associa a esta iniciativa, iluminando a sua fachada e os pisos inferiores da mesma cor a partir das 21h.

No Metro, as estações do Oriente e do Cais do Sodré também vão ser um dos centros da campanha, onde a acção #EMALERTALARANJA vai distribuir lenços e promover momentos educativos e performances de entretenimento que espelham os sintomas invisíveis da Esclerose Múltipla.

Nas redes sociais, figuras públicas e forças de segurança nacionais vão associar-se ao movimento, partilhando fotografias nas redes sociais a juntar-se ao Alerta! Por cada partilha de fotografias nas redes sociais com acessórios laranja, e as hashtags #EMALERTALARANJA #MSInsideOut #MyInvisibleMS #WorldMSDay 1€ reverte para apoiar três associações de doentes de EM em Portugal.

Outro dos momentos altos será o culminar do programa, com a inauguração da uma exposição itinerante “A Minha Esclerose Múltipla Invisível”, que conta com a chancela das três associações de doentes e terá lugar no Instituto Superior Técnico, às 18h30.

A Esclerose Múltipla (EM), doença que afecta cerca de oito mil pessoas em Portugal, é uma condição inflamatória crónica do sistema nervoso central e é a doença neurológica mais comum, não traumática e incapacitante em jovens adultos entre os 20 e os 40 anos. Estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas têm EM a nível mundial. Embora possam variar, os sintomas mais comuns da EM incluem visão turva, dormência ou formigueiro nos membros e problemas em termos de força e coordenação. O objectivo da Campanha EM Alerta Laranja deste ano é mostrar que as pessoas com EM, apesar de todos os obstáculos que enfrentam, conseguem viver uma vida quase sem sentirem que têm a doença.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close