Local

“A última fronteira – Lisboa em Tempo de Guerra”

 

CORREIOS © DRA partir de 19 de Julho, o Torreão Poente do Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ter em exposição a mostra “A última fronteira – Lisboa em Tempo de Guerra”, comissariada por Margarida de Magalhães Ramalho e António Mega Ferreira.

A exposição é baseada no livro de Margarida de Magalhães Ramalho e faz uma viagem aos anos 40 do século passado e à memória da cidade e da Europa, altura em que Lisboa era porto de abrigo e porto de chegada de milhares de refugiados europeus que por ali ficavam, viviam e esperavam reconstruir os seus caminhos.

A mostra é composta pelos temas  “A chegada à capital portuguesa”; “Lisboa nos anos 40”; “A cidade prepara-se para a guerra”; “A importância dos Correios na vida dos refugiados”; “A Espera”; “Informação e propaganda”; “Lisboa, paraíso da espionagem internacional”; “Os meandros da burocracia necessária à obtenção de vistos para outros países”;e “A partida e o final da guerra”. Esta permite conhecer os anos do conflito mundial na cidade, bem como os actores envolvidos: espiões, refugiados judeus, exilados políticos, aristocracia europeia, membros de famílias reais, artistas de cinema, escritores famosos, entre outros.

A mostra estará patente ao público até ao dia 15 de Dezembro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close