CulturaDossierLocal

“A espantosa variedade do Mundo”

O Padrão dos Descobrimentos inaugura este sábado, dia 17 de Fevereiro, às 17h, a nova exposição “A espantosa variedade do Mundo”.

A exposição tem curadoria de Palmira Fontes da Costa e Adelino Cardoso e propõe uma reflexão científica sobre seres extraordinários e criaturas maravilhosas, de hoje e de outros tempos, através de objectos, desenhos fantasiosos ou representações a partir do real.

Recordando os “monstros” da literatura de viagens, como as Sereias d’ A Odisseia de Homero, os povos de estranhos costumes nas terras longínquas visitadas, a Oriente, por Marco Polo, e o Mostrengo que guarda o mar a navegar, o Padrão dos Descobrimentos afirma que “A orla do mundo, a orla marítima, a margem que separa a terra firme do desconhecido, é habitada por criaturas extraordinárias”.

“Se o desconhecido convoca monstros e seres maravilhosos, o conhecimento e a ciência, olham-os com curiosidade e questionamento. A diferença surge de uma anomalia ou de uma riqueza multifacetada? A partir do séc XIX os prodígios de outrora desmistificam-se dando espaço a outros, sejam eles manipulados em laboratório, sejam aqueles que continuam a habitar as margens do desconhecido, as margens da técnica e do engenho humano”.

A exposição resulta de uma colaboração com a Fundação Champalimaud.

Para visitar a partir de 17 de Fevereiro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close