Reportagem

Nova Casa de Arcos de Valdevez em Lisboa

Não é todos os dias que se inaugura uma nova casa e não é todos os dias que se junta a família toda. Mas foi isso que a Casa do Concelho de Arcos de Valdevez em Lisboa pôde fazer no passado mês de Outubro!

O aparato no exterior transparecia algum evento importante e a ocasião não era para menos: mais de 150 pessoas compareceram na inauguração da nova sede da Casa dos Arcos, em Marvila, com direito a actuação do rancho folclórico e do grupo de cavaquinhos da casa, mas também sandes de porco no espeto para todos. E que bom estava!

No interior do espaço, sito na Rua Salgueiro Maia, encontrámos o presidente da direcção da Casa dos Arcos, Joaquim Brito, acompanhado dos restantes órgãos sociais, do presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira, e ainda de representantes das associações das colectividades e do gabinete da vereadora da CML Paula Marques, além de outras associações amigas.

Nas suas palavras, o pároco de São Maximiliano Kolbe, em Marvila, Fabrizio Bordin, fez um paralelo entre o momento festivo e o Evangelho do dia, assinalando a importância da ligação à terra, da identidade e da preservação da memória e dos costumes tradicionais.

Depois dos discursos e da troca de lembranças institucionais, foram descerradas duas placas comemorativas, para se ouvirem de seguida os primeiros acordes dos cavaquinhos e da concertina e se dar início ao lanche de convívio.

Ao Jornal EXPRESSO do Oriente, Joaquim Brito fala de um sentimento muito especial: “Esta inauguração é um sonho de muitos anos. Embora a Casa dos Arcos de Valdevez já tenha mais de 60 anos, porque foi inaugurada em 1955 junto à Sé de Lisboa, vimos a desenvolver um trabalho muito importante em Marvila, desde 1991, porque temos aqui uma grande comunidade de arcuenses. Somos instituição de utilidade pública desde 1998 e temos uma grande ligação à Freguesia de Marvila, primeiro mais na área do Desporto e depois com muito dinamismo na área da Cultura”.

O presidente da direcção agradece ainda a presença dos parceiros institucionais nesta data e termina afirmando que “Inaugurar a nova casa foi um dia inesquecível, que nos dá um ânimo renovado para continuar a perseverar”.

Parabéns, Casa dos Arcos!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close