Destaque

Já começou a Web Summit

Foi com as boas-vindas do primeiro-ministro António Costa no Twitter e uma participação por videoconferência de Edward Snowden que a Web Summit se iniciou este ano.

Esta segunda-feira, dia 4 de Novembro, teve início a quarta edição da Web Summit em Lisboa, instalada no Parque das Nações. Edward Snowden, o antigo analista da NSA americana exilado na Rússia, abriu a sessão, seguindo-se a abertura oficial com a participação de Paddy Cosgrave, o fundador da cimeira tecnológica, o ministro da Economia Pedro Siza Vieira e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Até quinta-feira, 7 de Novembro, passará pela Web Summit 2019 um total de 70 469 participantes, segundo os dados avançados pela organização. Entre os mais ilustres convidados contam-se os CEO do Tinder, Wikimedia, Wikipédia e Microsoft, o chairman da Huawei, as comissárias europeias Vera Jourova (Justiça, Consumidores e Igualdade de Género) e Margrethe Vestager (Concorrência), o negociador europeu para o Brexit Michel Barnier, o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair e ainda o responsável de tecnologia da Casa Branca. Tudo isto sem esquecer o robot Sophia, presença já habitual nos encontros da Web Summit e, claro, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no último dia.

Além dos mais de 70 mil participantes, há mais de 2000 startups e mais de 200 parceiros e 2000 membros de media, tudo números que superam as expectativas apontadas para este ano e que fazem subir os números registados em 2018. A edição deste ano vai reflectir o foco actual nas alterações climáticas e nas questões da igualdade de género. O impacto estimado na economia do turismo, contas da AHRESP, é de 64,4 milhões de euros.

Recorde-se que a Web Summit deverá permanecer em Lisboa durante 10 anos, na sequência do acordo celebrado em 2018 entre a empresa de Paddy Cosgrave e o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close