Local

“O Que Falta” de Adolfo Maria na UCCLA

A UCCLA recebe esta terça-feira, dia 7 de Novembro, o lançamento do livro de poemas “O Que Falta”, de Adolfo Maria.

A obra de poesia tem a chancela das Edições Colibri e será apresentada a partir das 18h30 do dia 7 de Novembro, na sede da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Adolfo Maria é um autor angolano nascido em Luanda, desde sempre empenhado na luta nacionalista pela independência, que esteve detido pela PIDE e foi clandestino no seu país nos tempos conturbados do pós-independência angolana.

Sinopse do livro:

Na abertura do livro de poemas “O Que Falta”, de Adolfo Maria, diz o autor:

“(…) quando alguém esteve empenhado em combates pela dignidade humana, esperam-se dele escritos ou discursos de análise, denúncia, encorajamento em vez de poemas (…)no meu caso, dediquei a já razoavelmente longa vida a esses combates (…)

Sucedeu que, nessa luta contra a opressão das pessoas e dos povos (duros combates físicos e psíquicos!), a minha sensibilidade captava os sofrimentos e esperanças, a mente não deixava de questionar a realidade que fui encontrando e vivendo. Por vezes registei em prosa e mais raramente em verso o que sentia e pensava.

Agora, cheguei a uma fase da vida onde o espaço da acção está naturalmente suplantado pelo da meditação, o que propicia momentos de escrita sob a forma de poemas, numa vontade de falar a quem procura sentir o mundo (falar de… exílio, amor, saudade…). Para mim é O QUE FALTA.

Neste livro, Adolfo Maria fala do Mundo e das gentes e desvenda-se, através de poemas, numa centena de páginas, divididas pelos temas: do Exílio, do Amor, da Saudade, da Mulher, da Meditação, da Finitude”.

Morada: Avenida da Índia, n.º 110 (entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches)

Ver mais

Artigos relacionados

Close