CulturaDestaqueDossierLocal

Alfama vence novamente Concurso das Marchas de Lisboa

A Marcha de Alfama sagrou-se tricampeã das Marchas Populares de Lisboa! O Bairro Alto alcançou o 2.º lugar e em 3.º lugar ficou a Madragoa, repetindo exactamente o pódio do ano passado.

Num ano que ficou marcado pela reintegração de três marchas inicialmente excluídas do concurso (as do Alto do Pina, de Benfica e de Santa Engrácia), desfilaram 23 marchas a concurso, além das convidadas marchas da Lousã, dos Mercados, da Santa Casa e, claro, a marcha infantil da Voz do Operário. Tudo isto sem esquecer os 16 Casais de Santo António, acabadinhos de casar!

Na Avenida da Liberdade, milhares de pessoas reuniram-se para ver passar a marcha do seu bairro, da sua freguesia, do seu coração. Também o Presidente da República se juntou a esta festa, ao lado do presidente da Câmara de Lisboa.

Nas bocas dos marchantes, a letra da marcha oficial, “Vasco é Saudade”, evocava os 120 anos do nascimento de Vasco Santana e os 60 do seu desaparecimento.

O júri atribuiu 245 pontos à Marcha de Alfama e foram poucas as categorias em que não ganhou: venceu na musicalidade, coreografia e melhor composição original (“Canção de Alfama”), além de ter partilhado o melhor figurino com o Bairro Alto e Carnide e melhor letra com a Madragoa. No segundo lugar, o Bairro Alto somou 235 pontos e o melhor desfile na Avenida, em conjunto com a Madragoa, que conquistou apenas menos um ponto. Falta apenas referir que o prémio de melhor cenografia foi para Alcântara.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close