DesportoDestaqueDossierLocal

Lisboa eleita Capital Europeia do Desporto 2021

Lisboa foi eleita Capital Europeia do Desporto 2021, batendo nessa eleição a cidade holandesa de Haia.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, num jantar que reuniu a comunidade desportiva lisboeta e o comité da European Capitals and Cities of Sport Federation (ACES Europe).

Esta federação tinha vindo a Lisboa efectuar uma visita técnica para avaliar as condições que a cidade oferecia e confirmou a escolha da capital portuguesa para Capital Europeia do Desporto 2021, algo que o vice-presidente da CML confessou não ser uma surpresa, por sempre ter achado que a candidatura era vencedora. Duarte Cordeiro definiu a eleição como “um prémio para Lisboa e também uma responsabilidade”.

Segundo o Município, através de Duarte Cordeiro, 223 mil pessoas praticam regularmente actividade física desportiva nas instalações da cidade, 89 clubes receberam apoios da Câmara em 2015 e 118 clubes em 2016. Os apoios somaram 4,2 milhões de euros entre 2012 e 2017. Quanto aos impactos do Desporto na cidade, nos anos 2014 e 2015 as estimativas apontam para 20 milhões de euros de impacto directo e 100 milhões de euros de impacto indirecto.

O vice-presidente e o secretário de Estado João Paulo Rebelo não deixaram de salientar o trabalho desenvolvido pelo anterior vereador do Desporto, Jorge Máximo, que conduziu o processo da candidatura.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close