Sociedade

Tintin na Universidade Lusíada

Os 90 anos da célebre personagem de BD foram comemorados com um programa que reuniu mais de uma centena de aficionados na Universidade Lusíada.

Tintin fez 90 anos no dia 10 de Janeiro, mas foi já no primeiro dia de Fevereiro que a Universidade Lusíada assinalou a efeméride, em parceria com a Fundação Moulinsart, a Loja Tintin – Lisboa e a associação espanhola Mil Rayos.

O programa abriu com a projecção do documentário “Hergé à l’ombre de Tintin”, um filme que aborda tanto a história do jornalista belga que percorreu o mundo a enfrentar conspirações, gangsters e vilões, como a do seu autor, cujo pioneirismo contribuiu para fazer da própria banda desenhada um culto com milhões de seguidores. Ao mesmo tempo, era inaugurada uma exposição baseada nos volumes em que Tintin vai ao Congo e à Lua.

As personagens do universo Tintin foram recordadas, do eterno companheiro Milú ao inevitável Capitão Haddock, aos polícias Dupond e Dupont ou ao extravagante Professor Girassol, mas também a cantora de ópera Bianca Castafiore, especialmente no momento musical em que a soprano Cristina Ribeiro cantou a “Ária das Jóias”, acompanhada ao piano por Manuela Fonseca (Grupo Operawave).

O programa foi também enriquecido com as participações de Nino Paredes (associação Mil Rayos), Dominique Maricq (autor de várias obras sobre Hergé e Tintin) e Guilherme d’Oliveira Martins, que revelaram ao público o seu próprio fascínio com o universo criado pelo autor e desenhador belga na longínqua década de 20.

Do auditório da Universidade Lusíada, vimo-nos na China, no Tibete, na América, no Congo, numa qualquer república instável da América Latina e na fictícia Sildávia, mas também na Lua e a perdidos no oceano, no encalço do famigerado Licorne. Enfim, matámos saudades.

Houve também direito a soprar as velas de um bolo de aniversário, num evento que terá deixado todos os participantes com uma enorme vontade de voltar a folhear avidamente a colecção completa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close