Desporto

5.º Lugar para Telma Monteiro e Catarina Costa

O primeiro dia do World Masters Qatar 2021, que reúne a Elite Mundial do Judo, cumpriu-se esta Segunda-feira, 11 de Janeiro, em Doha. A competição conta apenas com a presença dos 36 Melhores Judocas de cada categoria, num total de 399 Judocas (215 Masculinos e 184 Femininas) em representação de 39 países.

Neste dia inaugural, a capital do Qatar recebeu 3 Portugueses nos tatamis:

Devido ao estatuto de cabeça-de-série, Catarina Costa começou o seu percurso na 2ª eliminatória, onde encontrou e eliminou, por ‘wazari’, a mongol Narantsetseg Ganbaatar (Vice-campeã do último World Masters). Nos quartos-de-final, a jovem portuguesa cedeu contra a n.º1 do ranking mundial, Distria Krasniqi, por ‘wazari’. Nas repescagens, assegurou um lugar no Bloco de Finais, após derrotar a 4ª classificada do ranking, Julia Figueroa, por acumulação de ‘shidos’ (penalizações) da espanhola. Na luta pelo bronze, Catarina defrontou a Campeã Mundial – Daria Bilodid, mas ao fim do primeiro minuto do combate, não conseguiu evitar a técnica de imobilização favorita da ucraniana (Sangaku Gatame) e o subsequente ‘ippon’. Com este resultado, Catarina Costa termina num honroso 5º lugar.

Na categoria -57 kg, Telma Monteiro eliminou a austríaca Sabrina Filzmoser (29ª do ranking mundial), por ‘ippon’, no seu combate inaugural. A portuguesa, que ocupa a 9ª posição no ranking, deu continuidade aos triunfos na ronda seguinte, superando por ‘ippon’ a tunisina Ghofran Khelifi (36ª). Nos quartos-de-final, após um confronto equilibrado com a n.º7 do ranking mundial, Sarah Leonie Cysique, foi a francesa que ‘saiu por cima’ com um ‘wazari’ pontuado. A medalhada olímpica portuguesa regressou às vitórias na repescagem, triunfando sobre Chen-Ling Lien (12ª classificada do ranking), da Taipé Chinesa, por ‘wazari’. O seu último e derradeiro combate, contra a  n.º5 Mundial – Nora Gjakova, revelou-se bastante equilibrado e foi apenas resolvido em período de ‘ponto de ouro’, com a kosovar a conseguir o ‘wazari’ decisivo. Com este resultado, Telma Monteiro encerra a sua prestação na 5ª posição.

Joana Ramos (-52 kg) estreou-se com uma vitória, por ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’, perante a 17ª classificada do ranking mundial, Chelsie Giles, do Reino Unido. Na ronda seguinte não conseguiu ultrapassar a n.º1 do ranking e vice-campeã do último World Masters, Amandine Bouchard, de França.

Recordamos que a Selecção Nacional Portuguesa participa no evento com 7 Judocas (5 Femininas e 2 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares e pelo fisioterapeuta Eduardo Pedro.

A competição recomeça esta Terça-feira, 12 de Janeiro, com as categorias -63 kg, e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas. Bárbara Timo e Anri Egutidze são os 2 atletas lusos em acção. Os combates iniciam-se às 10h00 locais (07h00 em Portugal Continental).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close