Destaque

44 projectos BIP/ZIP têm luz verde

Está confirmado: há 44 projectos aprovados na edição 2019-2020 do BIP/ZIP, o programa da Câmara de Lisboa que garante financiamento a projectos de desenvolvimento social.

Os 44 projectos aprovados são os “sobreviventes” de um total de 92 a concurso e, segundo o Município informa através da plataforma online do pelouro da Habitação e Desenvolvimento Local, faz subir para 354 o número de projectos apoiados, envolvendo 625 entidades parceiras.

Recorde-se que o programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária na cidade de Lisboa foi criado pela CML em 2011, ano em que foram aprovados os primeiros 32 projectos a receber financiamento municipal.

Este ano, ou melhor, esta temporada de 2019-2020, os 44 projectos aprovados envolvem 135 entidades (49 promotoras e 86 parceiras), que vão promover cerca de 300 actividades em 53 territórios BIP/ZIP, também segundo a informação disponível online. O montante concedido supera 1,6 milhões de euros, (perto de 500 mil euros já em 2019 e 1,1 milhões em 2020), a que se soma mais de meio milhão angariado directamente pelas próprias parcerias, totalizando quase 2,2 milhões de euros.

Quanto à distribuição territorial, destaca-se a existência de 10 projectos afectos à Freguesia de Marvila, em que se contam, a título de exemplo, “De Marvila até Bruxelas”, a “Ópera Connosco, Marvila!” ou as “Redes Sociais Saudáveis – Games 4 All”. O primeiro pretende aproximar os cidadãos dos vários níveis das instâncias de poder; o segundo vai resultar num espectáculo operático a envolver cantores profissionais e alunos do 3.º ciclo de ensino; e o terceiro vai promover workshops de boa utilização das redes sociais e uma exposição final.

Alcântara vai ter iniciativas de educação para a cidadania e rastreios de saúde para os antigos moradores do Casal Ventoso, Alfama vai ter propostas para a valorização do património, a Estrela vai ver nascer um arquivo vivo de sementes, os bairros de São Vicente e de Santa Clara vão ver surgir “Guardiões do Planeta” atentos aos problemas ambientais e as crianças do Bairro Bensaúde, nos Olivais, vão ser alvo de um projecto que lhes vai ensinar a importância da escola e de cuidar do espaço público.

Cada um dos 44 projectos aprovados pode ser conhecido em detalhe no site: bipzip.cm-lisboa.pt.

A assinatura dos protocolos terá lugar esta semana.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close