Reportagem

30 anos a formar para a Dança

O Forum Dança completou 30 anos de actividade e reuniu actuais e antigos alunos e professores, membros fundadores incluídos, para celebrar a vida e a Arte.

No dia 15 de Fevereiro, o Espaço da Penha, na Travessa do Calado, recebeu mais de uma centena de pessoas para as comemorações do 30.º aniversário do Forum Dança. Alunos, ex-alunos, professores e ex-professores, também alguns dos fundadores, resolveram juntar-se à festa, que se prolongou do final de tarde até de madrugada.

O serão fez-se de convívio entre os diversos membros da família Forum Dança e de várias performances de alunos e ex-alunos da casa. Depois de assistirmos a estas performances musicais e de dança e aos vídeos de celebração que muitos enviaram de propósito para esta noite especial, passando em revista três décadas de actividade e contando em que medida o Forum Dança marcou as suas vidas e os seus percursos profissionais, estivemos à conversa com Dora Carvalho, presidente e directora, e Eduardo Hall, director de Comunicação.

Dora Carvalho e Eduardo Hall

“O Forum Dança tem tido uma intensa actividade desde o seu início em 1990”, começa Dora Carvalho, que enumera os cursos de dança, os cursos de produção, as aulas de dança contemporânea para não-profissionais, os cursos para monitores de dança na comunidade, e os espectáculos produzidos. “Ao longo destes anos todos, não sei dizer quantos cursos fizemos, quantas pessoas, alunos e professores dos quatro cantos do mundo passaram por esta casa”.

Explicando o momento que tinha acabado de acontecer, Eduardo Hall acrescenta: “Fizemos um pedido a toda a comunidade, para que nos enviassem um pequeno testemunho de como o Forum Dança tinha feito a diferença na sua vida, com destaque logo para o primeiro pequeno vídeo, de Madalena Victorino, fundadora”.

Eduardo entrou no Forum Dança através do curso de gestão de produção em 2018. Passou a fazer parte da equipa logo em 2019, a convite de Dora. Conta-nos que trabalhou durante muitos anos enquanto designer na área da Comunicação mais comercial. “Ter vindo fazer aqui o curso de produção permitiu-me ter um maior conhecimento da área cultural, de produção de espectáculos, que era onde eu queria estar há muito tempo”.

Equipa fundadora do Forum Dança

Já a a actual presidente e directora, entrou como aluna em 1993 e foi mais tarde, em 1996, convidada para trabalhar já como produtora. Não mais saiu. “São muitas histórias, ao longo de 27 anos. O Forum Dança marcou-me enquanto pessoa que gosta de dança e marcou uma grande mudança na minha maneira de pensar e na minha forma de estar na vida. Apaixonei-me por este projecto graças às pessoas que organizaram aquele meu curso em 1993 e isso ditou todo o meu percurso desde então”.

(créditos: Vitorino Coragem)
(créditos: Vitorino Coragem)

Quanto aos votos para o futuro, coincidem no desejo primordial: ter um espaço com boas condições de trabalho. “Por aquilo que tem feito na comunidade e pelos anos que existe, o Forum Dança já merecia estar noutro sítio”, rematam.

A mesa de mistura toma conta da noite, depois do corte do bolo e do indispensável brinde com espumante. Parabéns, Forum Dança!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close