CulturaLocalNacional

2018: selos dos CTT vão continuar a destacar a Cultura

Os CTT voltarão, em 2018, a destacar personalidades, obras e datas históricas que marcaram a definição do que é ser português nos últimos 250 anos.

De acordo com uma nota emitida pelos Correios, “Os Maias, de Eça de Queirós, o pintor Domingos Sequeira, o compositor Vianna da Mota, a construção do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa, ou os patrimónios imateriais da humanidade materializados nos processos de fabrico de chocalhos e da louça de barro preto de Bisalhães são alguns desses destaques”.

De igual modo, está prevista uma emissão filatélica de comemoração dos 500 anos do Correio em Portugal, que se comemora em 2020. “A emissão, ainda em preparação, será produzida de um modo inovador, com os olhos postos no futuro, e promete surpreender”, anunciam os CTT.

As emissões filatélicas dos CTT vão prolongar-se ao longo do ano, quase semanalmente, destinadas a um público coleccionador, mas que são válidas para circulação postal. A filatelia portuguesa está entre as mais premiadas do mundo, fruto dos temas e do recurso aos melhores designers, artistas e especialistas na preparação das emissões.

Serão assinalados os 250 e 200 anos do nascimento dos pintores Domingos Sequeira e Tomás da Anunciação, respectivamente, os 150 anos do nascimento do compositor Vianna da Mota e o centenário do nascimento do historiador Vitorino Magalhães Godinho.

Os 130 anos da publicação de Os Maias serão também lembrados em selo, além de emissões evocativas dos 250 anos da fundação da Imprensa Régia, dos 250 anos da fundação do Jardim Botânico da Ajuda, dos 150 anos da fundação da Companhia das Águas de Lisboa e dos 50 anos da fundação da Comunidade Islâmica de Lisboa.

Entre outros destaques, também os doces regionais, as borboletas, as raças pecuárias autóctones nacionais, a arquitectura e a engenharia, ou o centenário do armistício da Grande Guerra e da batalha de La Lys serão recordados.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close