DestaqueDossier

Câmara vai pavimentar 150 arruamentos até 2017

resized_Pavimentar-Lisboa mapaO Plano de Pavimentação de Vias prevê um investimento de 25 milhões de euros para pavimentar 150 artérias da capital.

No espaço de dois anos, a Câmara Municipal de Lisboa vai avançae com obras de reconstrução dos pavimentos em centena e meia de arruamentos da cidade, em muitos casos não se limitando a pavimentar por cima da construção antiga. Esta é a principal novidade no modo de actuação do Município, que conta assim garantir uma necessidade de intervenção muito mais espaçada no tempo.

O Plano de Pavimentação foi apresentado pelo presidente Fernando Medina, numa conferência de imprensa que teve lugar precisamente numa artéria que está a ser alvo de intervenção: a Rua Sampaio Bruno, em Campo de Ourique. O edil nomeou três pilares fundamentais do Plano: conforto, mobilidade e segurança, não só dos automobilistas, mas também dos peões.

Fernando Medina admitiu que o estado de degradação do pavimento em muitas artérias são um dos maiores motivos de insatisfação dos lisboetas e referiu que só agora foi possível reunir os recursos financeiros para uma intervenção em larga escala.

Até 2017 serão mais de 110 quilómetros viários a reabilitar, numa intervenção que contempla a substituição de infraestruturas de drenagem, a instalação de contentores de resíduos em profundidade, a remoção de cubos e a reconstrução de passeios.

As passadeiras também serão alvo de particular atenção: está prevista a remoção dos obstáculos nos passeios, bem como o seu rebaixamento ou alteamento das passadeiras, introdução de pisos tácteis e guias para pessoas com mobilidade reduzida.

Outro reforço importante abrange a criação de lugares de estacionamento para automobilistas portadores de deficiência, motociclos e bicicletas. Os velocípedes podem ainda contar com a construção de mais ciclovias.

No site da Câmara, uma plataforma intitulada “Pavimentar Lisboa” apresenta a totalidade das intervenções previstas neste primeiro período (2015-2017), descrevendo em pormenor os trabalhos para cada um dos arruamentos. Pode visitá-lo no seguinte link.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close