Destaque

Recordar Almada Negreiros

 

É hoje inaugurada a exposição colectiva de Arte Urbana “Almada por se7e”. Esta é uma homenagem a Almada Negreiros, que comemoraria, em 2013,  120 anos.

“Almada por se7e” inaugura o ciclo expositivo da Galeria de Arte Urbana de 2013, com intervenções nos painéis da Calçada da Glória e do Largo da Oliveirinha. A exposição é da autoria de Fidel Évora, João Samina, Mário Belém, Miguel Januário, Pantónio, Pedro Batista e Tamara Alves, que foram convidados a reinterpretarem algumas peças e temas emblemáticos do autor.

O convite, da GAU, pretende fazer uma ponte entre a obra de Almada Negreiros e os actuais autores de arte urbana. A cada um dos artistas foi pedido que trabalhassem um tema específico, como é o caso da Commedia dell’Arte, com as suas personagens de Arlequins, Columbinas;  a abstracção geométrica, com criações como o derradeiro mural “Começar”; a pintura decorativa de Nu, do Bristol Club; os textos de intervenção, como o Manifesto Anti-Dantas; a produção das gares marítimas; o autorretrato em Almada; e os figurinos de moda.

De modo a assinalar os 120 anos do nascimento de  Almada Negreiros, a cidade de Lisboa vai, durante este ano, realizar um vasto conjunto de iniciativas que pretendem relembrar o  “Poeta d’ Orpheu Futurista e Tudo”, e que inclui a edição de livros; espectáculos de teatro; visitas guiadas às suas intervenções de arte pública na cidade de Lisboa; performances; entre outros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close