Destaque

“Lisboa Vai ao Parque” está de volta

resized_lisboa vai ao parqueO programa municipal Lisboa Vai ao Parque está de regresso para a sua segunda edição: começou este sábado, dia 30 de Abril, e prolonga-se até 24 de Setembro.

O local escolhido para a apresentação do programa Lisboa Vai ao Parque foi precisamente um dos jardins que vão acolher múltiplas actividades lúdicas e desportivas aos sábados de manhã: o Jardim da Cerca da Graça. Para descrevê-lo, a presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Natalina Moura, usou a expressão: “um pulmão novo no casco velho da cidade”.

O vereador do Desporto da Câmara de Lisboa, Jorge Máximo, explica em declarações ao Jornal EXPRESSO do Oriente: “O objectivo deste programa é a promoção de estilos de vida saudáveis e da prática da actividade física nos espaços verdes da cidade de Lisboa. Lisboa renovou os seus espaços verdes e agora é preciso dar-lhes vida convidando as famílias a fruir estes fantásticos recursos. Temos uma rede de mais de 50 parceiros, entre os quais nove freguesias; juntos vamos proporcionar 108 momentos nos nossos jardins até Setembro, com muitas modalidades para as pessoas usufruírem dos espaços verdes, do sol, do calor, da paisagem”.

A lista de espaços foi alargada este ano para o dobro: Jardim da Cerca da Graça, Mata da Madre de Deus, Parque dos Moinhos de Santana, Parque do Alvito, Parque Bensaúde, Parque Tejo (junto ao Oceanário), Quinta das Conchas, Tapada das Necessidades, Vale do Silêncio e Zona Ribeirinha de Belém. Nestes 10 parques e jardins, um vasto programa de actividades gratuitas convida todos os lisboetas e demais visitantes a dar um passeio, experimentar modalidades novas e divertir-se em família, sempre ao sábado de manhã, até 24 de Setembro (com excepção do mês de Agosto).

resized_Lisboa Vai ao Parque (41)“No ano passado pudemos constatar que o programa serviu para dar a conhecer os parques a muitos que não os conheciam. Tivemos 13500 participantes no Lisboa Vai ao Parque. Vêm os filhos, os netos e os avós, há espaço para todos, para activarmos a rede fantástica de parceiros que temos, do karaté ao lacrosse e aos rastreios de saúde, outra componente muito importante deste programa”, aponta Jorge Máximo. “Estes momentos são óptimos para passar a mensagem da cidade que queremos, uma cidade sustentável, aberta, onde as pessoas gozam do espaço público”.

A anfitriã Natalina Moura não desperdiçou a oportunidade de chamar a atenção da edilidade para um outro aspecto em relação ao Jardim da Cerca da Graça: o desejo de alargar o horário de funcionamento, tendo em conta a elevada afluência de pessoas durante os meses de calor. A autarca também anunciou a intenção da Junta de Freguesia de São Vicente de intervir no passeio do acesso pela Calçada do Monte, colocando um piso anti-derrapante, dada a inclinação da rua.

resized_Lisboa Vai ao Parque (60)Depois de os representantes das nove juntas de freguesia terem assinado o protocolo de colaboração (Alcântara, Beato, Belém, Estrela, Lumiar, Olivais, Parque das Nações, São Domingos de Benfica e São Vicente) bem como as organizações e colectividades parceiras, houve logo “um cheirinho” de Lisboa Vai ao Parque, com jogos tradicionais no relvado e uma demonstração de capoeira.

Os visitantes habilitam-se a ganhar prémios consoante vão somando carimbos num folheto distribuído pela organização. Para consultar o programa completo, visite o endereço www.cm-lisboa.pt/viver/desporto/lisboa-vai-ao-parque.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close