Sociedade

Gala de casa cheia na Fundação INATEL

 resized_gala INATELDecorreu este fim-de-semana a Gala de Reconhecimento Social da Fundação INATEL, que encheu a Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Na Gala foram atribuídos os apoios aos seleccionados dos projectos sociais da Fundação INATEL, nomeadamente no âmbito do projeto “Mealheiro Solidário” e “Fundo de Inovação Social”.

A cerimónia renovou o compromisso da INATEL “no desenvolvimento do bem-estar dos cidadãos e no incentivo de actividades socioculturais e desportivas, tendo em vista princípios como os da solidariedade e da igualdade”, conforme recordou Fernando Ribeiro Mendes, presidente da Fundação.

“Aldeia dos Sonhos”

O evento teve início com o reconhecimento público da aldeia histórica de São Miguel do Pinheiro (concelho de Mértola), eleita “Aldeia dos Sonhos” de 2015, no âmbito do projecto com o mesmo nome, uma iniciativa que pretende realizar os sonhos de habitantes de localidades com menos de 100 pessoas. A “Aldeia dos Sonhos” anterior tinha sido a de Ouguela, no concelho de Campo Maior, com cerca de 60 habitantes que puderam viajar até Lisboa e conhecer os monumentos mais emblemáticos da cidade.

A população de São Miguel do Pinheiro sonha visitar até ao norte do país, por ser “a região mais distante geograficamente do seu local de origem e com características paisagísticas bem diferentes do Alentejo”, e ainda porque “a maioria do grupo nunca gozou férias fora da aldeia”.

A “Aldeia dos Sonhos” é um projecto que sensibiliza para a importância da salvaguarda do património cultural – material e imaterial – das aldeias históricas portuguesas, e que visa a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, através de visitas turísticas organizadas.

Outros projectos

A Gala prosseguiu com a distinção da voluntária Andreia Condesso, no âmbito da iniciativa “Conversa Amiga”. Andreia Condesso recebeu uma distinção especial por ser a pessoa com o maior número de horas de atendimento realizadas ao longo do ano.

“Conversa Amiga” é uma linha de apoio disponível durante todo o ano, entre as 15h e as 22h, assegurada por um corpo de voluntários que se disponibilizam para um trabalho especializado de relação de ajuda não profissional.

resized_gala INATEL 2Também foi apresentado o projecto “Fundo de Inovação Social”, que surgiu no âmbito das comemorações dos 80 anos da Fundação INATEL. Este fundo constitui-se como apoio excepcional a Centros de Cultura e Desporto (CCD) filiados da Fundação INATEL para a promoção de projectos inovadores no domínio social. Foram atribuídos apoios a vinte instituições para a promoção e desenvolvimento dos projectos de inovação social seleccionados, de norte a sul do país.

No contexto do “Mealheiro Solidário”, destinado a angariar fundos para apoiar cidadãos individuais em dificuldades, o apoio foi entregue a um residente do Marco de Canaveses para a compra de uma prótese com um novo sistema de encaixe para amputação transtibial, adaptada às suas necessidades.

Outros distinguidos na noite de gala foram a organização não-governamental ATLAS, com o projecto “Velhos Amigos”, e o animador sociocultural Ângelo Valente e a gerontóloga Sofia Nunes, de Aveiro, que no Centro Comunitário da Gafanha do Carmo desenvolveram o projecto “Antes de morrer eu quero…”. Neste projecto, os utentes da instituição participam num registo fotográfico onde partilham por escrito os sonhos que têm e que pretendem realizar antes de morrer.

O encerramento da Gala decorreu no Teatro Politeama, com o espectáculo de La Féria “República das Bananas”.

Parabéns INATEL!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close