Sociedade

Freguesias de Lisboa: umas recebem mais, outras menos…

resized_paços concelhoA alteração da lei que definiu a reorganização administrativa da cidade de Lisboa originou variações nos montantes transferidos pelo Município para as 24 freguesias.

Este ano, o volume total das transferências da Câmara ronda os 68,9 milhões de euros, quase mais um milhão que em 2012, quando foi aprovada a reforma administrativa. As alterações resultam da correcção de alguns erros de cálculo na lei de 2012.

Das 24 freguesias, a maioria vai receber mais dinheiro, mas um número significativo (10 freguesias) vê as transferências reduzir-se.

Regra geral, as freguesias que mais dinheiro receberam da CML em 2012 vão receber agora menos: Santa Maria Maior, Olivais, Marvila, Benfica e Avenidas Novas. Pelo contrário, as freguesias do fim da lista no que diz respeito ao dinheiro recebido há três anos vão ver os valores subir: Beato, Ajuda, Campolide, Alcântara e Campo de Ourique.

A freguesia que regista a maior subida nos valores recebidos é a recém-criada freguesia do Parque das Nações, com um acréscimo de 775 mil euros (vai receber 3,3 milhões). Logo atrás, Belém e Beato vão receber mais 500 mil euros (2,9 e 1,7 milhões, respectivamente). A freguesia do Beato deixa de ser a que menos dinheiro recebe, passando a ser Campolide, com 1,6 milhões. As restantes freguesias que também recebem mais em relação a 2012 são Carnide, Penha de França, Estrela, Lumiar, Misericórdia e São Domingos de Benfica.

Entre as que perdem dinheiro da Câmara contam-se, além das supracitadas, o Areeiro (que regista o maior corte, na ordem dos 700 mil euros), Alvalade, Arroios, São Vicente e Santo António.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close