DestaqueSociedade

Zoo de Lisboa apoia coalas australianos

O Jardim Zoológico de Lisboa lançou uma campanha de angariação de fundos em benefício dos animais e da flora afectados pelos incêndios que têm lavrado na Austrália.

A campanha tem o mote “Um grito pela Austrália” e convida os visitantes do Zoo de Lisboa a contribuir para a conservação da fauna e flora australiana, em particular os coalas, utilizando para tal os mealheiros que estarão espalhados pelo equipamento.

Além dos donativos do público, o Jardim Zoológico também vai fazer a sua parte, doando uma parte do dinheiro do seu fundo de conservação.

No seu site, o Zoo de Lisboa explica que participa desde 1991 “no programa de conservação in situ de Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA)” e que, no decorrer desta catástrofe, esteve em permanente contacto com dois biólogos desta entidade, tomando conhecimento da dimensão do problema e das necessidades mais urgentes para o resgate dos animais no Parque Nacional de Blue Mountains.

“Foram enviadas equipas de batedores para a frente dos incêndios de forma a localizar os Koalas, através dos colares com transmissores colocados no âmbito do programa de conservação, e uma equipa de escalada para capturar os animais que se abrigavam dos incêndios no topo das árvores. Após a captura, o estado de saúde dos animais foi avaliado e foram posteriormente levados para Sydney, para o Hospital de Vida Selvagem de Taronga que, com o apoio do Zoo de Taronga, se responsabilizou por manter os animais em segurança até que possam ser reintroduzidos”, pode ainda ler-se na nota.

Os donativos servirão para o resgate e recuperação da flora e fauna australiana e para custear alimentação, transporte e posterior libertação dos coalas, assim que seja seguro.

Informação em detalhe no site do Jardim Zoológico de Lisboa, disponível aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close