CulturaDestaque

Vivinha a Saltar!

resized_vivinha a saltarExposição “Vivinha a Saltar!” evoca o génio de Rafael Bordalo Pinheiro, dividindo-se nos temas das varinas e das sardinhas.

O Museu Bordalo Pinheiro, a Fábrica Bordalo Pinheiro e a EGEAC apresentam esta exposição com entrada gratuita, que estará patente até 23 de Agosto.

Com os dois temas “As varinas de Bordalo” e “As novas sardinhas de Bordalo”, a exposição reúne dois símbolos da cidade: a varina, vendedora de peixe que chegou a Lisboa na segunda metade do século XIX e figura popular marcante da obra de Rafael Bordalo Pinheiro; e a sardinha, que se tem afirmado como ícone de Lisboa e das suas festas, conforme adianta a Câmara Municipal de Lisboa no seu site.

No que diz respeito à varina, podem ver-se provas originais de fotografia, peças bordalianas de pintura, desenho, gravura, faiança decorativa e serviços de uso comum das Caldas da Rainha.

Já quanto às novas sardinhas de Bordalo, a exposição acompanha o percurso da sardinha de Rafael Bordalo até aos nossos dias bem como os mais recentes modelos cerâmicos assinados por artistas contemporâneos, a Coleção Sardinha by Bordalo.

21 sardinhas que foram a imagem das várias campanhas de comunicação das Festas de Lisboa juntam-se ao espólio da exposição, reunindo sardinhas desde 2003 até ao concurso deste ano.

Ainda segundo a CML, alguns projectos originais, variações e ensaios de adaptação destas criações à forma tridimensional da sardinha Bordallo, podem também ser vistos nesta exposição.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close