Destaque

Universidades encerram para poupar até 200 mil €

 

UniNdeLisboa_01Universidades de Lisboa fecham ou reduzem serviços durante o mês de Agosto para cortar despesas com energia ou limpeza.

A Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Lisboa, que se fundiu com a Técnica, decidiram encerrar e, em alguns casos, assegurar apenas os serviços mínimos até ao fim de Agosto, com o objectivo de reduzir custos.

No primeiro caso, a Universidade Nova de Lisboa vai fechar a reitoria durante alguns dias de Agosto, e encerrará algumas das suas faculdades durante uma semana. Já na Universidade de Lisboa, somente o Instituto Superior Técnico (IST), onde funcionam os serviços centrais, irá funcionar, mas em actividade reduzida durante duas semanas.

Os alunos, professores e investigadores que precisem de aceder a qualquer edifício ou sala da universidade não estão, no entanto, impedidos de o fazer, bastando solicitá-lo junto dos serviços.

Neste período, a refrigeração só vai funcionar nos laboratórios onde seja fundamental, haverá apenas um elevador em funcionamento por edifício e a iluminação será reduzida ao mínimo. As residências de estudantes vão funcionar normalmente, pois estão a acolher muitos alunos estrangeiros matriculados nos cursos de verão do IST.

Com esta medida, espera-se poupar 80 mil euros.

A medida não é única no país, sendo que as Universidades do Porto e do Minho vão, igualmente, fechar as suas portas durante alguns dias deste mês. O objectivo é poupar entre 100 e 200 mil euros e ainda racionalizar gastos com energia, segurança ou limpeza.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close