Destaque

Uma Praça em Cada Bairro no Rossio de Palma

Este sábado, dia 23 de Março, foi um dia especial para a Praça do Rossio de Palma, na freguesia de São Domingos de Benfica: foi inaugurada a requalificação promovida pela Câmara e apresentado o projecto cultural pensado para o espaço.

O programa Uma Praça em Cada Bairro, através do qual a Câmara Municipal de Lisboa está a requalificar várias praças da cidade, promovendo a valorização das várias centralidades locais, chegou à Praça do Rossio de Palma, em São Domingos de Benfica, onde este sábado foi apresentado o resultado final à população.

Perante uma plateia composta por moradores, entidades parceiras e vários artistas, a vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, expressou o desejo que aquele local emblemático da freguesia possa acolher regularmente actividades culturais que continuem a dar-lhe vida.

Na sessão, houve vários momentos de destaque que revelam um intenso trabalho de parceria entre a Câmara, a Junta de Freguesia local e vários parceiros, envolvendo a população. Foi apresentado o vídeo “Histórias e Memórias – Rossio de Palma”, um trabalho realizado pela Videoteca Municipal a partir da recolha de testemunhos orais dos moradores da Palma de Baixo; foi revelado o resultado do projecto “Memória pelos pés”, da artista britânica Camilla Watson, reunindo fotografias recolhidas cedidas pela população e impressas sobre a própria calçada da praça; e apresentada a instalação artística “Portal de Palma”, que deita um olhar sobre as histórias de vida da população, também ligadas ao bairro de forma íntima.

Estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do programa “Agenda 21 para a Cultura”, que congrega um vasto conjunto de cidades espalhadas pelo mundo, unidas na promoção da autonomia local e desenvolvimento cultural.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close