Início » Reportagem » Uma manhã na companhia de António Damásio

resized_António Damásio 2015 (29)Nem todas as escolas se podem gabar de receber nas suas instalações o seu patrono… A Escola Secundária António Damásio, nos Olivais, teve mais uma vez esse privilégio!

Um pavilhão repleto de alunos, professores e funcionários da escola (a bem dizer, “a rebentar pelas costuras”…) recebeu com entusiasmo o “seu” António Damásio, distinto neurologista e neurocientista com vasta obra publicada.

Nas palavras de António Pinto da Cruz, director do Agrupamento de Escolas, era “uma honra acolher todos os presentes para ouvir o nosso excelentíssimo patrono”.

Antes ainda de o ouvir, a comunidade escolar foi presenteada como uma actuação do pianista Francisco Sassetti, que acompanhou a violoncelista Joana Bordalo, aluna da escola. O repertório abrangeu estilos bem diferentes, da música clássica à pop, passando pelo fado: Haydn, Alexandre Rey Colaço, Adele e John Legend fizeram parte da escolha, este último com a participação de um coro de alunos, que interpretaram o conhecido tema “All of me”.

Com o tema “O estado do Mundo e da Ciência”, o encontro seguiu o formato de perguntas e respostas, sendo as questões colocadas pelos alunos (quer da escola anfitriã, quer também de um conjunto de alunos do Colégio Pedro Arrupe). As excelentes perguntas formuladas pelos estudantes mereceram mesmo o elogio de António Damásio, que afirmou por diversas vezes que os temas abordados mereciam uma discussão que havia de durar a semana inteira…

Os alunos do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias mostraram estar bem por dentro dos temas que levaram ao professor convidado, não se abstendo de apresentar o seu próprio raciocínio crítico na formulação das questões.

E assim decorreu a manhã, divagando entre o apelo da ética no progresso científico e a actividade cerebral dos músicos, discorrendo sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia, abordando a compatibilidade entre o modelo de negócio e os objectivos primordiais da investigação científica, mas também falando descomplexadamente sobre a igualdade de género ou o cinema.

Uma manhã excelente, na companhia de um dos mais proeminentes investigadores portugueses!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!