Destaque

Túnel de drenagem do Parque das Nações quase pronto

Encontram-se quase concluídas as obras relativas ao primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), a que se vão somar outros dois que deverão estar concluídos em 2024.

O primeiro túnel exclusivamente destinado à drenagem de águas pluviais encontra-se quase concluído, algo que deverá acontecer até ao final do mês de Outubro. Tem uma extensão de 310 metros, um diâmetro de 1,2 metros e está enterrado a cerca de nove metros de profundidade. O custo da obra ascende aos três milhões de euros.

Isto mesmo foi explicado aos jornalistas pelo engenheiro responsável pelo Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), enquanto apresentava os traços gerais da obra que tem perturbado a fluência do trânsito na Avenida Infante D. Henrique e nas artérias adjacentes, junto à estação do Oriente. A normalização da circulação rodoviária deverá acontecer em Novembro.

Por seu turno, os túneis de drenagem entre Monsanto e Santa Apolónia e entre Chelas e o Beato, de maior dimensão, só estarão prontos em 2024. O primeiro terá uma extensão de cerca de 5 km, o segundo estender-se-á por 1 km, tendo ambos 5,5 metros de diâmetro. O valor base do concurso público é de 140 milhões de euros, um valor superior em quase 30 milhões ao anterior concurso, que ficou deserto. Os túneis de drenagem cumprem o propósito de prevenir cheias e inundações, no caso de ocorrerem “eventos pluviométricos extremos”.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que devido a um imprevisto se atrasou para o momento da apresentação da obra, congratulou-se pela concretização deste primeiro passo e destacou a importância que a obra representa para a cidade de Lisboa, lembrando os desafios graves colocados pelas alterações climáticas.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close