DestaqueDossier

Trotinetes mal estacionadas: utilizadores poderão ser multados

O vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa revelou várias medidas para responder ao fenómeno das trotinetes eléctricas, incluindo a aplicação de multas aos utilizadores que as deixem mal estacionadas.

As declarações foram prestadas por Miguel Gaspar ao DN e segundo o vereador da Mobilidade, a Câmara de Lisboa vai saber em tempo real a localização das trotinetes eléctricas, o que permitirá avançar para as multas aos utilizadores que não as deixarem bem estacionadas e para a limitação do número de trotinetes estacionadas por rua. Também deverá existir locais, como as colinas da cidade, em que será proibido estacionar uma trotinete.

As entidades fiscalizadoras serão a EMEL e a Polícia Municipal, que poderão aplicar multas em consonância com as regras do Código da Estrada. A coima prevista para um veículo mal estacionado é de 30 euros e será aplicada à empresa responsável pelo mesmo, que depois a poderá aplicar ao utilizador que prevaricou. Já as restantes coimas, como a circulação e utilização simultânea de telemóvel ou dois auriculares, poderão ser aplicadas no momento da fiscalização, directamente ao utilizador.

Até ao final de Janeiro, as empresas que exploram este meio de mobilidade na cidade estão obrigadas a estabelecer definitivamente os sistemas informáticos e a comunicação com o Município que resultem na informação em tempo real sobre a localização exacta de todas as trotinetes.

As empresas que não cumprirem estes requisitos, serão impedidas pela Câmara de operar em Lisboa.

De acordo com as informações prestadas por Miguel Gaspar, são 15 as empresas que manifestaram interesse em lançar uma operação de partilha de trotinetes em Lisboa, além das 5 que já estão a operar.

O número de locais de estacionamento (hotspots) para trotinetes e bicicletas eléctricas está fixado neste momento em 370 e há mais 120 em fase de aprovação, ainda de acordo com o vereador da Mobilidade.

Segundo dados da PSP, avançados ao DN, registaram-se em 2018 seis acidentes envolvendo trotinetes eléctricas, que resultaram em quatro feridos leves.

Ver mais

Artigos relacionados

Close