Destaque

Tronos de Santo António 2020

As Festas de Lisboa, que tradicionalmente se prolongam por todo o mês de Junho, este ano, devido ao perigo de contágio com o famoso covid-19, não se realizam. Não haverá marchas a descer a Avenida, não teremos um arraial em cada esquina e não veremos as noivas de Santo António a marchar.

Com um bocadinho de sorte, talvez cheire a sardinha assada!

Até o Santo deve estar saturado desta quarentena, isoladinho, a pensar como poderá promover os “arranjinhos” entre casais agora que não há música pimba a patrocinar o aconchego de uma dança a dois… mantemos a esperança que haja venda de manjericos, afinal, as bancas são ao ar livre!

No entanto, nem tudo é assim para o fraquinho. A EGEAC, através do Museu de Lisboa – Santo António e da Programação em Espaço Público, promove um concurso de tronos de Santo António, o que já nos deixa de coração cheio. São “virtuais”, é certo, mas dá aquele prazer de se criar algo para ser apreciado nas redes sociais e também o conforto de manter, de certa forma, a tradição.

O desafio é usar materiais reciclados e muita imaginação. A originalidade e a criatividade na utilização dos diferentes materiais são os dois aspectos mais valorizados pelo júri e mantém-se a obrigatoriedade de colocar a imagem de Santo António no topo de cada trono.

A participação é aberta a crianças e adultos, indivíduos e coletividades, alfacinhas de gema ou adoptados, religiosos devotos ou fervorosos descrentes e pode concorrer de toda a parte do país, afinal, o Santo António é adorado em todo o Portugal.

Apresentem o vosso trono até ao próximo dia 2 de Junho.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição (disponível em www.egeac.pt) e enviar fotografia da obra e a declaração de autorização de uso da imagem neste âmbito. Para que nada falhe, veja as condições de participação no site acima mencionado.

A 13 de Junho, dia de Santo António, serão revelados os vencedores e mostrados todos os tronos na exposição online que será inaugurada nas plataformas digitais do Museu de Lisboa, Cultura na Rua e EGEAC.

Vamos a isso e que Santo António vos inspire!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close