CulturaLocal

Três novos quadros “Coming Out” nas ruas de Lisboa

resized_coming outSão mais 3 os quadros expostos ao ar livre, ao abrigo da iniciativa que levou o Museu Nacional de Arte Antiga a colocar nas ruas de Lisboa 31 réplicas de obras-primas.

Chama-se “ComingOut. E se o museu saísse à rua?” e é uma exposição inaugurada pouco mais de dois meses que colocou 31 quadros na rua. São agora mais três as réplicas de obras-primas penduradas no exterior de edifícios da Travessa dos Teatros e da Rua das Taipas.

Esta iniciativa foi notícia não só pelo seu carácter singular mas também porque algumas das réplicas foram roubadas dos sítios onde se encontravam.

As novas obras expostas são “Tríptico da descida da cruz”, de Pieter Coecke van Aelst, na Travessa dos Teatros, e duas obras de Vieira Portuense: “Leda e o Cisne” e “Narciso na fonte”, na Rua das Taipas.

De acordo com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), o mais recente quadro desaparecido, intitulado “David e Betsabé”, de Boucher, foi encontrado caído no chão na Rua da Rosa por alguém que o entregou à polícia intacto. Esta réplica não voltará a ser exposta.

Ainda segundo o MNAA, o conjunto de reproduções em escala real, com molduras em madeira e tabelas, tal qual são expostas num museu, que se encontram nas ruas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real, vão permanecer na rua até 1 de Janeiro de 2016.

Recorde-se que as réplicas expostas não têm qualquer valor patrimonial ou comercial.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close