Destaque

Marvila: Centro irá acolher crianças refugiadas

A “Casa do Mundo” o novo Centro de Acolhimento Temporário para Crianças Refugiadas foi inaugurado, no Parque da Belavista, em Marvila, pela primeira-dama Maria Cavaco Silva, pela presidente do Conselho Português para os Refugiados (CPR), Teresa Tito de Morais, e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa. O novo equipamento irá acolher crianças refugiadas a partir de Julho.

O funcionamento do novo Centro de Acolhimento está no entanto dependente de fontes de financiamento, a Segurança Social já foi alertada para a situação mas ainda não deu uma resposta. A inauguração contou também com a presença do director do SEF, Manuel Palos, e do ex-jogador de futebol Luís Figo.
Para António Costa este projecto demonstra que é em épocas difíceis que “a generosidade se afirma como valor.” Segue dizendo que estas “crianças não têm casa nem fronteiras e, por isso, a responsabilidade que temos para com as nossas crianças é a mesma que temos para com as outras.”
Para Teresa Tito de Morais “o mundo tem cada vez mais necessidade da solidariedade dos povos e dos estados” e o Centro representa “um passo pioneiro na protecção dos seres mais vulneráveis: as crianças desacompanhadas.” A responsável adiantou ainda que existem 12 crianças a aguardar no Centro da Bobadela, em Loures, para serem transferidas, o que irá acontecer no final do ano escolar (Julho, Agosto).
De entre os 275 cidadãos que tentaram obter o estatuto de refugiado em Portugal, no ano passado, 57 eram menores, dos quais 14 entraram no país desacompanhados ou sem apoio dos familiares.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close