Nacional

Terceiro período de emergência

No próximo dia 17 de Abril termina o segundo período do Estado de Emergência decretado em Portugal mas prevê-se um terceiro que deverá durar mais quinze dias. “Se queremos liberdade em Maio, teremos de a ganhar em Abril”, disse o presidente da República após reunião desta Terça-feira, dia 7 de Abril, onde estiveram presentes especialistas na matéria, políticos e conselheiros de Estado para decidirem a continuação das medidas de contingência.

No entender dos especialistas deveremos manter o que até aqui foi feito pois tem sido isso que tem evitado que o pico seja de tal forma abrupto que possa levar ao congestionamento do Serviço Nacional de Saúde. Na perspectiva do presidente tudo indica que estamos no bom caminho mas não devemos facilitar, por isso, amanhã, dia 9 de Abril, o primeiro-ministro, António Costa, deverá decidir se o ano lectivo retoma a sua actividade normal após o período de férias da Páscoa. No entanto, e a avaliar pelas opiniões de técnicos e do próprio presidente da república, tudo indica que ainda não seja possível o regresso à normalidade escolar, continuando os alunos em regime de isolamento e com aulas através dos meios digitais.

No próximo dia 14 haverá nova reunião para avaliar a situação geral do país e decidir se avançamos ou não para o terceiro período de emergência, não impedindo que, mesmo durante esse período, algumas empresas e instituições possam voltar à sua actividade embora com apertados constrangimentos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close