CulturaDestaqueLocalNacional

SPA propõe Zeca Afonso no Panteão

Em comunicado divulgado esta terça-feira, dia 21 de Agosto, a SPA propõe a trasladação dos restos mortais de Zeca Afonso para o Panteão Nacional.

A proposta da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) surge no momento em que se prepara o 90.º aniversário do nascimento de Zeca Afonso e os 45 anos do 25 de Abril.

A SPA justifica a sua proposta considerando Zeca Afonso “uma das figuras mais marcantes da história da vida cultural e artística portuguesa” e refere que esta homenagem lhe é devida pelo país, já que “mais ninguém o soube cantar em nome dos valores da liberdade, da democracia, da cultura e da cidadania”.

A SPA recorda no comunicado os períodos de cativeiro em Caxias do autor de intervenção e realça o compromisso das suas canções com a luta pela liberdade e pela democracia. Recorde-se que o corpo de Zeca Afonso está sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, em Setúbal.

Já o ano passado, no âmbito dos 30 anos da morte do autor (falecido em 1987), a SPA tinha alertado para a importância da reedição da obra discográfica de Zeca Afonso, “por se tratar de uma referência obrigatória da nossa vida cultural e cívica” e por ser desconhecido o paradeiro das bobinas originais de algumas gravações.

 

 

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close