CulturaLocal

“Shadows” de Alfredo Jaar

As Carpintarias de São Lázaro apresentam “Shadows” de Alfredo Jaar no seu espaço a partir de 20 de Maio 2017.

De 20 de Maio a 3 de Setembro de 2017, as Carpintarias de São Lázaro apresentam “Shadows”, uma exposição individual do artista chileno Alfredo Jaar.

“Shadows” é o segundo trabalho de uma trilogia de obras dedicadas a uma única imagem, imagem essa que não é da autoria do artista mas da qual ele se apropria. O primeiro trabalho desta trilogia, “The Sound of Silence” foi, segundo o filósofo francês Jacques Rancière, um “teatro construído para uma única imagem”. Nesse caso, a imagem é da autoria do fotógrafo sul-africano Kevin Carter e foi tirada no Sudão do Sul, o que lhe valeu o Prémio Pulitzer pouco tempo antes de se suicidar. “The Sound of Silence” foi exibido 27 vezes nos últimos 15 anos, em 18 países.

O segundo trabalho da trilogia, “Shadows”, é baseado numa extraordinária imagem do fotógrafo holandês Koen Wessing (1942-2011). Recolhida em Estelí, Nicarágua, durante os últimos dias do Regime de Somoza em 1978, a fotografia capta a dor absoluta de duas jovens que acabam de saber da morte do seu pai nesse momento.

Um trabalho anterior de Koen Wessing, serve de inspiração para esta trabalho de Alfredo Jaar agora em breve presente nas Carpintarias de São Lázaro; em 1973, o fotógrafo holandês presencia o golpe militar de Pinochet em Santiago do Chile e documenta as consequências num livro composto apenas por imagens intitulado “CHILE SETEMBRO 1973”. Este trabalho mostra o horror do 11 de Setembro de 1973 sem usar uma única palavra.

Em “Shadows”, o artista utiliza uma estrutura semelhante. Com uma economia extrema de meios, Jaar cria uma mise en scene em que usa sete das fotografias de Wessing: três imagens a conduzir à imagem principal, e outras três que demonstram o rescaldo.

Uma exposição que faz parte da programação da CIAC – Passado e Presente | Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura. Aberta ao público de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close