Destaque

Santa Maria Maior vai fiscalizar trotinetas

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior declarou guerra às trotinetas e bicicletas mal estacionadas no espaço público.

A novidade surgiu na forma da publicação de um edital e foi veiculada pelas redes sociais, sendo que no texto disponibilizado pela autarquia pode ler-se que a fiscalização do estacionamento desordenado de trotinetas e bicicletas nos passeios vai ter início a 1 de Junho.

Afirma a Junta de Freguesia na publicação: “Constitui competência própria das Juntas de Freguesia a manutenção e conservação de pavimentos pedonais e espaços públicos, salvaguardando a circulação dos peões, designadamente dos cidadãos portadores de deficiência”. (…) “É manifesto que o abandono (leia-se estacionamento não ordenado) de trotinetas e bicicletas nos passeios, dificulta a circulação de peões e potencializa o perigo de acidentes com estes, para além de constituir uma imagem desagradável de desleixo para com a via pública”.

Tendo em conta esta realidade, a autarquia informa que “vai iniciar no dia 1 de Junho de 2019 (coincidindo com o início das festas de Lisboa) uma maior fiscalização da ocupação do espaço público, aplicando coimas e procedendo à recolha de quaisquer elementos (onde se incluem trotinetas e bicicletas) que prejudiquem a circulação de peões, designadamente de pessoas com mobilidade reduzida”. Não foram avançados os montantes das coimas nem os métodos concretos de fiscalização.

Recorde-se que esta é uma freguesia que abarca 12 antigas freguesias de Lisboa, nomeadamente diversos bairros históricos, como Alfama, o Castelo, a Sé ou a Moraria.

O edital completo pode ser encontrado aqui: https://www.jf-santamariamaior.pt/e-balcao/editais/.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close