
Inserido nas comemorações do 11.º aniversário da freguesia, decorre, de 25 a 27 de Outubro, o PALAVRIO, o 1.º Festival Literário de Santa Maria Maior. A iniciativa começa já na próxima Sexta-feira, dia 26, no auditório da Abreu Advogados, na Avenida Infante Dom Henrique, pelas 21h30, com a participação de Gonçalo M. Tavares, sob o mote “Na cidade os homens têm outra definição”, haverá uma conversa com o escritor com a moderação de Ricardo Gonçalves Dias.
Já no Sábado, pelas 16h00, no Foyer do Teatro Nacional de São Carlos, Dulce Maria Cardoso e Nicolau Santos, sob a moderação de Manuel Alberto Valente, debatem o tema “Angola, dois romances, duas memórias”.
E às 18h00 o “Fado Operário: redescobrir uma memória perdida”, pela voz do fadista Tiago Correia, é abordado por Rui Vieira Nery, numa conferência com toda a certeza muito interessante.
No Domingo, 27 de Outubro, a iniciativa decorre no Museu do Fado, no Auditório Ruben de Carvalho, sob o tema “Tenho uma solidão parecida com a tua”, às 16h00. Raquel Marinho modera a conversa entre Inês Dias e João Paulo Esteves da Silva.
E pelas 17h30, Álvaro Filho e Catarina Carvalho debatem as “Cidades Imaginadas” com moderação de Isabel Lucas.
Às 19h00 o festival fecha com a entrega do Prémio Literário Armando Baptista-Bastos, na sua 2ª edição.
A curadoria do PALAVRIO é de Manuel Alberto Valente.