Desporto

Rochele Nunes traz bronze para Portugal

Rochele Nunes subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze no terceiro e último dia do Grand Slam Abu Dhabi 2022 que se cumpriu este Domingo, 23 de Outubro. A capital dos Emirados Árabes Unidos recebeu os Melhores Judocas do Mundo, reunindo um total de 414 Atletas (239 Masculinos e 175 Femininas) em representação de 65 Países.

O último dia do evento, contou com a presença dos judocas das categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, com 3 Portugueses em acção:

Rochele Nunes (+78 kg) começou a sua prestação com uma vitória, eliminando Tahani Alqahtani (112ª), da Arábia Saudita, por ‘ippon’, em apenas 39 segundos. Nos quartos-de-final, enfrentou a cazaque Kamila Berlikash (19ª do ranking mundial), somando o segundo triunfo, após pontuar dois ‘wazari’. Falhou o acesso à final da competição, ao ceder perante a georgiana Sophio Somkhishvili (31ª), que se adiantou no marcador por ‘wazari’ e conseguiu gerir a vantagem até ao fim. No seu último e derradeiro combate, contra Shiyan Xu da China (11ª do ranking mundial), atual Vice-campeã asiática (vencedora do título em 2021), Rochele Nunes alcançou o ‘ippon’ em 1 minuto e 11 segundos, conquistando a Medalha de Bronze.

Na categoria -78 kg, Patrícia Sampaio recuperou da lesão (não competia desde o 5.º lugar no Campeonato da Europa em Abril) e estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ sobre a Bicampeã Panamericana (2020 e 2021) Vanessa Chala, do Equador. Nos oitavos-de-final, perante a nº27, Giorgia Stangherlin, de Itália, Patrícia Sampaio sofreu ‘wazari’ e não conseguiu contrariar a vantagem da transalpina até ao final do tempo regulamentar, terminando na 9.ª posição.

Anri Egutidze (-90 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Jamal Petgrave (68º), do Reino Unido, sofrendo ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’.

Portugal esteve sempre representado nos Blocos de Finais ao longo dos três dias da prova. Recordamos que Bárbara Timo conquistou a Medalha de Prata no Sábado, enquanto Catarina Costa se destacou no dia inaugural, terminando a uma vitória do pódio, num honroso 5.º lugar.

A Selecção Portuguesa presente em Abu Dhabi foi composta por oito Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze (-90 kg), que foram acompanhados pelo Treinador Marco Morais.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close