DestaqueReportagem

Requalificação da Frente Ribeirinha

Abertura da Estação Sul e Sueste e Doca da Marinha

Realizou-se este Sábado, dia 1 de Maio, a cerimónia de abertura da Estação Sul e Sueste e da Doca da Marinha, no Terreiro do Paço. As obras, realizadas no âmbito dos trabalhos de reabilitação e de devolução aos lisboetas de vastas áreas da Frente Ribeirinha, permitiram ainda a criação de uma praça fronteira à Estação e a reconstrução do Muro das Namoradeiras.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, do presidente-adjunto da Associação Turismo de Lisboa, José Luís Arnaut, do presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vítor Costa, e de representantes dos vários parceiros envolvidos no projecto de reabilitação da frente ribeirinha central, desde o Terreiro do Paço a Santa Apolónia.

Esta reabilitação, executada pela Associação Turismo de Lisboa, por incumbência da Câmara Municipal de Lisboa, permite dotar a cidade de condições únicas para a actividade marítimo-turística, o transporte público fluvial entre as duas margens do rio e a criação de espaços de lazer e equipamentos, naquela que é a maior operação de valorização do Tejo das últimas décadas.

Os projetos de renovação agora concluídos consistiram na reconstrução do Muro das Namoradeiras, na retirada do aterro do Cais das Colunas, na reabilitação e equipamento da Estação Sul e Sueste e na reabilitação da Doca da Marinha, com esplanadas e instalação das embarcações tradicionais e a criação do Centro Tejo (centro de promoção do rio). Estes projectos integram-se na vasta reabilitação da Frente Ribeirinha e permitem a fruição do espaço público à beira-rio, numa faixa contínua desde o Cais do Sodré e Ribeira das Naus até ao Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, espaços criados ou reabilitados nos últimos anos, e articulam-se com o novo Jardim do Campo das Cebolas, em frente da Doca da Marinha.

Foto CML

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close