Sociedade

Rendas podem atingir os mil euros

Com a nova lei de arrendamento urbano, a Associação de Inquilinos de Lisboa estima que a actualização das rendas poderá inflacionar os valores por mais de mil euros, devido à reavaliação geral do património. Marvila será uma das poucas freguesias que terá uma aumento mais reduzido.

As novas regras permitem que o novo preço da renda passe a representar 1/15 do valor do prédio, caso não exista acordo para a actualização do aluguer. O que em algumas zonas de Lisboa significa um aumento de mais de mil euros, visto que o Governo tem em curso, até final deste ano, a reavaliação de 5,2 milhões de imóveis, para os colocar sob novas regras do imposto municipal sobre imóveis (IMI).
Segundo os cálculos da Associação de Inquilinos, uma das freguesias que vai registar aumentos mais baixos é a de Marvila.
A nova lei determina no entanto que o novo valor de renda não possa ultrapassar 10 por cento do rendimento do agregado caso este seja inferior a 500 euros (50 euros), nem os 25 por cento quando este seja inferior a 2.500 euros (625 euros). Os idosos e deficientes com mais de 60 por cento de incapacidade estão protegidos de despejo, estando forçados à actualização até 1/15 do valor do imóvel em cinco anos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close