Local

Junta de Freguesia condena actos de vandalismo no Lumiar

O campo de golfe do Lumiar foi alvo de vandalismo na noite de 11 para 12 de Outubro. Os buracos que fazem parte do espaço desportivo para a prática de golfe foram cimentados. Segundo a junta de freguesia local, o grupo activista “Climáximo” assumiu a autoria do acto e perante isso, Ricardo Mexia, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, emitiu um comunicado que publicamos na íntegra.

Comunicado

Lisboa, 12/10/2023

“Ativistas do Climáximo vandalizaram, na noite passada, o Campo de Golfe do Paço do Lumiar, cimentando vários buracos no espaço de jogo, tendo feito comunicação pública disso mesmo, alegando que é um espaço que serve “para o luxo dos ricos, à custa de uma quantidade absurda de água”. A ignorância é de facto lastimável, uma vez que neste campo de golfe toda a rega é feita apenas com água da chuva.

O facto de os ativistas do Climáximo não estarem bem informados e de ignorarem os factos não pode servir para desculpabilizar atos de vandalismo e danos da propriedade, pelo que a Junta de Freguesia do Lumiar condena veementemente esta ação contra um campo de golfe que é um exemplo em termos de sustentabilidade ambiental.

Para além de ser contruído em cima de uma antiga quinta abandonada, convertendo uma zona inacessível num espaço de lazer desportivo, que alterou para melhor a arquitetura paisagista daquela área da cidade, o Campo de Golfe do Lumiar é totalmente autossustentável na sua rega. Faz recolha de águas das chuvas, tem lagos reserva e um sistema de rega avançado que permite uma utilização inteligente dos recursos hídricos. Este espaço verde, é também por tudo isto, um local que preserva habitats naturais e ecossistemas locais.

Os atos de vandalismo e danos da propriedade, sob o apanágio de uma preocupação geral que é a sustentabilidade ambiental, não podem ser tolerados. A preservação do nosso ecossistema é algo que deve preocupar a todos, agentes privados ou públicos, mas a desordem pública não pode ser aceite como forma de atuação sob pena, de em última instância, a causa ficar desvirtuada.

A Junta de Freguesia do Lumiar reitera o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, com múltiplas iniciativas orientadas para a redução dos consumos de água e electricidade, com promoção de mobilidade activa e promovendo os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável preconizados pelas Nações Unidas.

Não nos iremos desviar desta causa ainda que outros enveredem por caminhos ignorantes e destrutivos, que só podemos lamentar e condenar.”

Ricardo Mexia, Presidente da Junta de Freguesia do Lumiar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close