Nacional

Qatar recebe a maior competição do Circuito Mundial de Judo 2023

O Campeonato do Mundo de Judo – Doha 2023 decorre de 7 a 14 de Maio. A capital do Qatar recebe os Melhores Judocas Mundiais, reunindo 657 Atletas, 314 femininas e 343 masculinos em representação de 99 países, entre os quais 11 são Judocas portugueses.

O Qatar prepara-se para receber a maior competição do Circuito Mundial de Judo 2023. Durante os próximos 7 dias, os Melhores Judocas do Mundo vão disputar os ambicionados títulos de Campeão Mundial, numa fase decisiva da qualificação para Paris 2024. Sete meses após a última edição da prova, onde Portugal somou 1 Medalha de Bronze (Bárbara Timo), a comitiva lusa rumou a Doha com ambições de melhorar os resultados de Tashkent.

A Seleção Portuguesa é composta por 11 atletas: Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-81 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

Na abertura do evento, o Presidente da Federação Internacional de Judo, Marius Vizer, afirmou que “este segundo campeonato do mundo do período de qualificação olímpica de Paris 2024 é disputado em Doha, uma cidade onde desfrutaremos da mistura perfeita de espetáculo, excelência e amizade. Atletas de todos os continentes vão ser bem recebidos aqui mais uma vez. Enquanto nos dirigimos para Paris 2024, vamos mostrar a nossa modalidade em Doha, num ambiente que prioriza a segurança, o jogo limpo e a inspiração. É uma grande honra partilhar esta semana de incrível judo com vocês e agradecer pelo apoio durante este curto, mas extraordinário ciclo olímpico, celebrando o judo ao mais alto nível”.

A competição inicia este Domingo, 7 de Maio, com a categoria -48 kg feminina e -60 kg masculina, com três portugueses em acção: a n.º6 do ranking (-48 kg), Catarina Costa vai começar a sua prestação na segunda ronda, onde defronta a vencedora do confronto entre Amanda Lima (24.ª), do Brasil, e Jacqueline Solis (64.ª), da Guatemala.

Raquel Brito (68.ª do ranking mundial, 20 anos) cumpre a sua estreia em Campeonatos do Mundo de Seniores frente à jovem Aksoltan Hojageldiyeva (92.ª, de 19 anos), do Turquemenistão.

Nos -60 kg, Rodrigo Lopes (31.º) não teve um sorteio favorável, tendo encontro marcado, na segunda eliminatória, com o n.º1 do mundo, Yung Wei Yang (atual Vice-campeão Olímpico), da Taipé Chinesa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close