Destaque

Projecto agrícola português premiado a nível europeu

 

ljc cantinh07 060912O concurso “Um mundo que me agrada” da Comissão Europeia para a melhor solução contra as alterações climáticas seleccionou o projecto português “Pastagens Semeadas Biodiversas” como vencedor.

A Comissária Europeia para a Acção Climática, Connie Hedegaard, anunciou o vencedor na  cerimónia de entrega dos prémios Sustainiarealizada em Copenhaga no dia 7 de Novembro de 2013, considerando que a proposta lusa é o exemplo perfeito de como uma solução prática contra as alterações climáticas pode também poupar dinheiro e criar emprego.

O projecto “Pastagens Semeadas Biodiversas” envolve mais de mil agricultores portugueses e não só aumenta a produtividade das pastagens, como também ajuda a reduzir as emissões de CO2, a erosão do solo e o risco de incêndio. A ideia consiste em que cada agricultor utilize uma mistura específica composta por, no máximo, 20 sementes adaptadas ao solo local e às condições climáticas. Até agora, 50 mil hectares de pastagens foram semeados desta forma, principalmente nas zonas sul e centro de Portugal que correm um elevado risco de desertificação.

O projecto é promovido pela empresa Terraprima, que irá receber um vídeo profissional e apoio para promover o projeto em toda a comunicação social europeia.

O vencedor do concurso foi seleccionado pelo Comité dos Prémios Sustainia, composto pela Comissária Connie Hedegaard, pelo ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, pela ex-Primeira Ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland e pelo Presidente do Painel sobre as Alterações Climáticas da ONU Rajendra Pachauri.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close