Desporto

Programa Nacional de Desporto para Todos

A primeira fase de candidaturas ao Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) inicia-se a 29 de Janeiro para clubes desportivos e associações promotoras do desporto, com um montante de apoios que ascende a 1 milhão de euros.

Em 2021 o Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT) renasce com um novo formato, com diferentes fases de candidaturas. De 29 de Janeiro a 15 de Março estarão abertas as candidaturas à 1ª Fase do Programa Nacional de Desporto para Todos (PNDpT). Trata-se do primeiro ano em que Janeiro marca o início do processo de candidatura.

No âmbito do programa do Governo, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), financia, nesta 1ª fase, clubes e associações desportivas em 1 milhão de euros. Podem candidatar-se os clubes desportivos, as associações promotoras do desporto e outras entidades cujo objecto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal.

O PNDpT foi elaborado de acordo com as orientações internacionais do movimento «Desporto para Todos» e adopta a definição consagrada na «Carta Europeia do Desporto», na qual se entende por Desporto, «todas as formas de actividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objectivo a expressão ou a melhoria da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis».

Pretende-se continuar a reforçar o apoio à prática desportiva regular que promova a saúde e os estilos de vida saudáveis junto de todos os segmentos da população. Por outro lado, o PNDpT privilegia ainda os programas desportivos que promovem a inclusão social (minorias étnicas, população em situação desfavorecida, pessoas privadas de liberdade, crianças e jovens, população sénior, entre outras), a integração da pessoa com deficiência, a promoção da igualdade de género, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade activa, a inovação tecnológica e a protecção dos direitos humanos.

Atendendo à pandemia que o país atravessa, nesta edição, serão também consideradas elegíveis as despesas que suportem a realização das actividades em segurança no quadro da doença COVID-19.

O PNDpT já apoiou mais de 1.300 projectos, tendo o investimento total superado os 18 milhões de euros. Este ano, e nesta 1ª fase, o programa contemplará um apoio de 1 milhão de euros.

Durante os próximos meses serão abertas as candidaturas a federações desportivas que desenvolvam projectos de prática desportiva com pessoas com deficiência e também a instituições de ensino superior para o desenvolvimento de investigação de acordo com critérios que serão oportunamente divulgados.

Todas as informações sobre o programa e a forma de se candidatar encontram-se disponibilizadas no portal do IPDJ : https://ipdj.gov.pt/programa-nacional-de-desporto-para-todos

As candidaturas podem ser efetuadas em:  https://siec.ipdj.gov.pt/

Vídeo PNDpT: https://youtu.be/6L4gJRirTSA

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close