Outras

Primeiro Doutoramento Honoris Causa do IUM atribuído a Adriano Moreira

O Instituto Universitário Militar (IUM) atribuiu, no dia 18 de Julho, o Doutoramento Honoris Causa ao Professor Doutor Adriano Moreira, o primeiro título desta categoria atribuído pela instituição.

Na cerimónia, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Comandante do IUM, Tenente-General António Martins Pereira, salientou o importante contributo de Adriano Moreira para a afirmação das ciências militares no mundo académico e para o surgimento do ensino superior militar, do qual sempre foi um embaixador.

Adriano Moreira foi nomeado director do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) em 1958 – na época Instituto Superior de Estudos Ultramarinos – colaborando mais tarde na integração deste organismo na Universidade Técnica de Lisboa. Na sequência da crise académica, em 1969, assume uma posição em defesa da liberdade universitária, o que ditou a sua exoneração. Em 1981, após reintegração no ISCSP, foi eleito Presidente do Conselho Científico do Instituto, cargo que manteve até 1992.

Recebe agora, numa cerimónia emotiva e na presença de muitos familiares e amigos, mais uma distinção na sua longa carreira.

Adriano Moreira completará 100 anos de vida no dia 6 de Setembro de 2022.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close