DestaqueNacional

Primeiro “Dia do Cineclube”

A Federação Portuguesa de Cineclubes comemora este domingo, dia 14 de Abril, o primeiro “Dia do Cineclube”.

A iniciativa pretende ser “um momento de celebração da actividade cineclubista e lembrar o seu contributo histórico, social, educacional e cultural”, descreve a Federação Portuguesa de Cineclubes em comunicado.

As comemorações da primeira edição deste dia estendem-se de 12 a 18 de Abril e percorrem todo o país de Norte a Sul, passando também pelos Açores. Os vários cineclubes portugueses promovem o diálogo em torno do cinema e do cineclubismo, num programa que inclui a exibição de cinema, tertúlias, debates e cine-concertos.

Em Lisboa, o ABC Cineclube de Lisboa estará na Livraria Ler Devagar (Rua Rodrigues de Faria, n.º 103), no dia 17 de Abril, pelas 19 horas, com o filme chileno “Aurora”, de Rodrigo Sepúlveda, uma exibição integrada no Ciclo de Cinema da América Latina.

A escolha do dia 14 de Abril tem, segundo a Federação Portuguesa de Cineclubes, o duplo objectivo de celebrar a fundação do primeiro cineclube a nível mundial, que surge em Paris em 14 de Abril de 1907, e  ao mesmo tempo celebrar o aparecimento do cineclube em actividade há mais tempo em Portugal – no dia 13 de Abril de 1945 nasceu o “Clube Português de Cinematografia” que mais tarde acrescentou o sufixo “Cineclube do Porto”.

Será também este domingo que são anunciados os filmes nomeados para o Prémio António Loja Neves, que premeia o cinema dos países africanos de língua oficial portuguesa.

O programa de comemorações está disponível no site da Federação Portuguesa de Cineclubes, em www.fpcc.pt.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close