DestaqueOutras

Primeiro Centro de Cidadania Digital inaugurado hoje em Marvila

resized_digitalA Câmara de Lisboa e a Junta de Freguesia de Marvila inauguram hoje o primeiro Centro de Cidadania Digital, um espaço aberto a todos os cidadãos.

Em parceria com um conjunto alargado de entidades, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Junta de Freguesia de Marvila unem esforços para a criar o primeiro Centro de Cidadania Digital de Lisboa. A cerimónia de inauguração é presidida por Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e conta com a presença do vereador com o pelouro dos Sistemas de Informação, Jorge Máximo, de Belarmino Silva, presidente da JF Marvila, e ainda de representantes das principais entidades envolvidas no projecto.

Trata-se de um espaço aberto aos cidadãos, equipado com as mais recentes tecnologias de informação e comunicação. De acordo com a CML, possui “todos os materiais necessários à promoção da cidadania activa, inclusão digital e participação através do uso das tecnologias”. “Este pólo constitui a materialização de uma política de abertura à participação dos cidadãos na vida da cidade, de disponibilização de ferramentas digitais que permitem uma democracia mais próxima e participada por todos, e de dinamização de Lisboa como uma cidade inteligente e humana”.

Os cidadãos lisboetas terão ao seu dispor no novo Centro as aplicações de cidadania e participação disponibilizadas pela Câmara, nomeadamente “Na Minha Rua”, “O Meu Bairro”, “Lisboa Participa”, “Lisboa Interativa”, e ainda outras.

Estas ferramentas digitais “serão a parte principal de um verdadeiro laboratório vivo, em que novas e inovadoras soluções digitais serão desenvolvidas e testadas de forma participativa e colaborativa”, continua a CML, em comunicado.

A inauguração será marcada por uma acção com os primeiros cidadãos utilizadores do Centro, desenvolvida com a equipa de dinamização e formação, liderada pela organização não-governamental CDI Portugal.

Decorre pelas 17h30 nas instalações da Junta de Freguesia de Marvila na Avenida Paulo VI, n.º8, junto à Igreja de São Maximiliano Kolbe.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close