NacionalSociedade

Presidente da EDP Distribuição em destaque na cena internacional

resized_joao torres edp (2)João Torres, Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, foi reconduzido como Presidente da EDSO for Smart Grids (Associação Europeia de Operadores de Distribuição para as Redes Inteligentes), com mandato até 2017.

Esta Associação representa os interesses das empresas de distribuição de electricidade a nível europeu e integra actualmente os 30 principais operadores europeus de redes de distribuição, que asseguram o fornecimento de mais de 70% da energia eléctrica consumida na Europa.

A EDSO for smart grids desempenha um papel cada vez mais determinante para o futuro do sector energético a nível europeu, nomeadamente na concretização dos objectivos definidos pela União Europeia para o sector da Energia. O contexto de forte mudança e de complexidade crescente obrigará a um reforço do seu papel, que merece já o reconhecimento das instituições comunitárias.

A evolução dos papéis dos Operadores de Redes de Distribuição; a disseminação das soluções de leitura à distância; e a introdução de mais inteligência na rede – assim como a gestão da informação e a facilitação do mercado – estão entre as principais prioridades de actuação, onde se mantém a exigência relativamente aos elevados padrões actuais de qualidade de serviço.

João Torres poderá abordar estas prioridades nas duas maiores conferências do sector, em que participará como orador principal convidado, em Novembro: o evento anual organizado pela European Wind Energy Association (EWEA 2015) e o European Utility Week 2015.

Projecto Inovgrid

Com a implementação do projeto Inovgrid a EDP Distribuição materializa, em Portugal, a visão das redes inteligentes.

O Projeto Inovgrid foi seleccionado pela Comissão Europeia e pela Eurelectric como referência entre mais de 200 projectos a nível europeu. O reconhecimento internacional deve-se à forma como demonstra os vários benefícios das redes inteligentes, designadamente a automação da rede eléctrica de distribuição e a participação activa do consumidor na gestão dos seus consumos de eletricidade.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close