Local

Prémios Europa Nostra distinguem 4 projectos portugueses

 

ng1993696Realizou-se na passada noite, a entrega dos Prémios Europa Nostra, dedicados à conservação do património cultural europeu, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Quatro projectos portugueses foram premiados, entre eles a polémica reabilitação do Liceu Passos Manuel, em Lisboa.

A recuperação do antigo liceu, auditada pelo Tribunal de Contas em 2012, foi uma das premiadas da noite, na categoria de Conservação. Da autoria dos arquitectos Victor Mestre e Sofia Aleixo, o restauro fez parte do programa de modernização das escolas, posto em marcha pelo governo socialista, entre 2008 e 2010.

A intervenção no edifício, a cargo da empresa pública Parque Escolar, recorde-se que acabou por custar mais 46,5% do que estava previsto. A obra implicou um investimento de 23 milhões de euros, quando o suposto era ser de 16 milhões. O acréscimo de custo ficou a dever-se sobretudo a “uma série de trabalhos a mais”, entregues à Mota-Engil, responsável pela obra.

Apesar disso, o resultado foi elogiado por muitos e a agora Escola Secundária Passos Manuel chegou a receber, em 2010, o prémio Escolas-Modelo OCDE/Centre for Effective Learning Environments (CELE), que distingue os projectos de escolas requalificadas.

O júri dos Prémios Europa Nostra justificou a escolha afirmando que o desenvolvimento social e cultural dos futuros cidadãos pode ser melhorado através da aprendizagem num ambiente histórico, como é o caso deste espaço que foi classificado como Património Histórico.

Na mesma categoria, foi distinguido o projecto de recuperação do Chalet da Condessa d’Edla, em Sintra, edifício do séc. XIX que reabriu ao público em 2011 depois de um incêndio e quatro anos de obras de recuperação.

Na categoria Contribuição, venceu a Fundação Espírito Santo; e em Educação, Formação e Sensibilização o Projecto SOS Azulejo, do Museu da Polícia Judiciária.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close