EducaçãoLocalNacionalOutras

Prémios Ciência Viva Montepio 2017

O investigador Carlos Fiolhais, a professora Isabel P. Martins e as jornalistas Filomena Naves e Teresa Firmino são os vencedores dos Prémios Ciência Viva Montepio 2017.

Já são conhecidos os vencedores dos Prémios Ciência Viva deste ano, que serão entregues no dia 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, no Porto.

O Grande Prémio Ciência Viva Montepio distingue Carlos Fiolhais pela sua acção notável na promoção da cultura científica enquanto docente, investigador, autor e editor da prestigiada colecção “Ciência Aberta”, da Gradiva. Doutorado em Física Teórica, Carlos Fiolhais é professor catedrático da Universidade de Coimbra e director do RÓMULO Centro Ciência Viva.

O Prémio Ciência Viva Montepio Educação distingue a Professora Isabel P. Martins pelo seu trabalho de investigação e ensino e pela sua intervenção fundamental na educação em ciências no nosso país. Doutorada em Ciências da Educação/Didáctica das Ciência pela Universidade de Aveiro, investigou sobretudo o ensino de ciências nos primeiros anos e a formação de professores moderna, desenvolvendo formatos de trabalho com jovens alunos, recursos didácticos e ambientes de formação.

O Prémio Ciência Viva Montepio Media distingue as jornalistas Filomena Naves (Diário de Notícias) e Teresa Firmino (Jornal Público) pela cobertura regular que ao longo do seu percurso profissional têm feito, com grande rigor e clareza, sobre temas científicos de actualidade na comunicação social e em livros de grande circulação.

O Dia Nacional da Cultura Científica marca a Semana da Ciência e da Tecnologia e conta com a realização de um público sob o tema “Ciência e pseudociência na Comunicação de Saúde”.

Os Prémios Ciência Viva Montepio são atribuídos anualmente pela Ciência Viva e pelo Montepio e distinguem personalidades e instituições que se destacaram pelo seu mérito excepcional na promoção da cultura científica em Portugal. Os premiados foram seleccionados pelos representantes das instituições de investigação científica que constituem a Agência Ciência Viva.

Nos últimos cinco anos o Grande Prémio Ciência Viva Montepio distinguiu o editor Guilherme Valente, da Gradiva, o geólogo Galopim de Carvalho, o botânico Jorge Paiva, o físico Manuel Paiva e o patologista Sobrinho Simões.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close