DestaqueEducação

Prémio Nobel da Física 2018 em Lisboa

O físico francês Gérard Mourou, um dos laureados do Prémio Nobel da Física 2018, estará em Lisboa na tarde do dia 23 de Abril.

Gérard Mourou, que trabalha com a física do laser e a óptica não-linear, desloca-se a Lisboa a convite do Instituto Superior Técnico, em parceria com o Institut Français du Portugal, a École Polytechnique e a Ciência Viva para uma palestra pública.

No dia 23 de Abril, terça-feira, pelas 14h30, o físico francês estará no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no Parque das Nações, para conversar sobre o tema “Passion Extreme Light”/ “Paixão Extrema, Luz Extrema”. Na palestra, Gérard Mourou falará sobre o novo sistema de laser que inventou e das interacções entre laser e matéria. A apresentação estará a cargo de Marta Fajardo, investigadora do Instituto Superior Técnico.

No dia seguinte, 24 de Abril, às 16h, haverá uma nova conferência mas reservada aos estudantes do Técnico, sobre o mesmo tema, e dois dias depois o professor vai à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para além do Nobel que recebeu pelo seu trabalho sobre impulsos de laser muito curtos e intensos, com aplicações em cirurgias laser nos olhos e que partilhou com Arthur Ashkin e Donna Strickland, Gérard Mourou conta com vários outros prémios, entre os quais o Berthold Leibinger Zukunftspreis de 2016, Prémio R. W. Wood (1995), Prémio Willis E. Lamb (2005) e Prémio Charles Hard Townes de 2009. Foi também agraciado com a Medalha Frederic Ives de 2016, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos (IEEE). É membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos.

Saiba mais em pavconhecimento.pt

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close