CulturaLocal

Prémio Literário Fernando Namora atribuído a Teolinda Gersão

resized_teolinda gersãoTeolinda Gersão venceu com o romance “Passagens” o Prémio Literário Fernando Namora, instituído pela Estoril Sol.

Esta é a segunda vez que a escritora recebe o galardão, depois de o ter arrecadado também em 2001, na altura com a obra “Os Teclados”. Na deliberação do Júri, tomada por unanimidade, merece referência o invulgar número de romances concorrentes, que rondou uma centena, bem como a sua qualidade literária. Constavam da lista de finalistas votados os nomes de António Tavares, H. G. Cancela, João Tordo e Lídia Jorge.

Quanto a “Passagens”, o Júri salienta “tratar-se de uma obra que foca temas de grande actualidade, com um número muito significativo de personagens, com uma economia de texto sóbria e ponderada, assumindo uma crítica social ligada à heterogeneidade das realidades familiares contemporâneas”.

É ainda referido pelo Júri que Teolinda Gersão “trata o tema das passagens não apenas de cada ser humano para com os outros, mas também na relação entre a vida e  a morte – numa atmosfera poética, que muitas vezes surpreende o leitor . O ideal humano e social de cada personagem, designadamente, dos cuidadores e dos doentes, está fortemente ancorado na capacidade de compreender as diversas facetas da vida”.

O Prémio Literário Fernando Namora vai já na sua 18.ª edição e contempla o vencedor com o valor de 15 mil euros. O vencedor do ano passado foi Bruno Vieira do Amaral, com o seu romance “ As Primeira Coisas”. A cerimónia da entrega do Prémio está prevista para a segunda quinzena de Novembro.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close